Museu de Cabangu

 

O Museu de Cabangu é o local onde nasceu Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, abriga um acervo riquíssimo dos seus inventos e sobre sua história como fazendeiro criador de gado holandês na Serra da Mantiqueira.

A história da Fundação se inicia em 29 de julho de 1932, dois dias após a morte de Alberto Santos Dumont, quando Oswaldo Castello Branco esteve na Casa de Cabangu em companhia de Antônio Fagundes Neto e do Dr. Juvenal Pinto, onde recolheram cartas, fotografias e objetos pessoais de Santos Dumont.

Nos anos seguintes, através do jornal “O Sol”, de sua propriedade, Oswaldo Castello Branco solicitava à população documentos, cartas, fotografias ou objetos que pertenceram ou tinha alguma relação com o inventor, para a constituição de um acervo que permitisse a realização de seu sonho de organizar um Museu. Com a ajuda dos amigos, muitas vezes dispondo de recursos próprios, Oswaldo conservava a Casa de Cabangu, enquanto adquiria peças que pertenceram a Santos Dumont.

Em 1949, com a criação da Fundação Casa de Cabangu, que passou a ser a fiel depositária do acervo até então constituído, Oswaldo deu início à comercialização do sonhado Museu, que seria inaugurado oficialmente em 20 de julho de 1973, centenário de nascimento de Alberto Santos Dumont.

O idealismo, o amor à causa, a disposição para o trabalho e a luta constante fizeram com que esses “combatentes”, que perderam algumas batalhas, enfim vencessem a guerra.

O Museu de Cabangu tornou-se uma maravilhosa realidade. Principal ponto turístico e cultural de nossa cidade é palco de inúmeras e renovadas homenagens ao gênio inventor Alberto Santos Dumont, reverenciando sua memória e preservando um rico acervo de suas lembranças para as futuras gerações.

 

 

Organização mantenedora: Fundação Casa de Cabangu

Endereço: BR499, Km 16, Distrito de Mantiqueira

E-mail: inserir email

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaocasadecabangu/

Visitação: 8:00h às 17:00h (todos os dias)

Descrição do local: Parque e Museu

Acesso: via terrestre (carro, bicicleta)

Autorização para visita: não

Entrada: paga

Proteção legal do atrativo: – Tombamento Federal, Estadual e Municipal

Guiamento: guiado