Histórico do município

A abertura do Caminho Novo, no início do século XVIII, nasceu de projeto oficial da Coroa Portuguesa, preocupada em reduzir o tempo de viagem entre o litoral e as minas de ouro e diamantes das Minas Gerais. Partindo da sede da Capitania, na cidade do Rio de Janeiro, e desenvolvendo-se pelos contrafortes da Serra da Mantiqueira, o Caminho deu origem a pequenos núcleos urbanos, formados como base de apoio aos viajantes da via, que mais tarde tornaram-se cidades. Entre elas estava Santos Dumont.

Em terras de Sesmaria (áreas doadas pela Coroa Portuguesa para serem cultivadas) concedida a João Gomes Martins, nascia o arraial de João Gomes, cuja capela foi construída em 1729, às margens do Caminho Novo, para abrigar a imagem de São Miguel trazida por ele de Portugal.

A capela de São Miguel, filiada à Matriz de Nossa Senhora do Engenho do Mato, Jurisdição de Mariana, que fora transferida em 1788 do seu lugar de origem para o interior do sítio de João Gomes, foi construída, com duas torres, entre 1847 e 1850, em seu lugar de original, em área doada por Manoel da Cunha Lima e sobrinhas, herdeiros de terras de João Gomes.

Sua elevação à categoria de paróquia em 1867, passando o arraial a condição de distrito, a chegada da Estrada de Ferro D. Pedro II, em 1877, e a crição, em 25/09/1885, do Grêmio Literário e Recreativo João Gomes, formado por fazendeiros, comerciantes e profissionais liberais que passaram a reivindicar a autonomia administrativa do distrito, deram início a formação do Município.

Em 27 de julho de 1889, através da Lei Provinçal nº 3712, sancionada pelo Barão de Ibituruna, o distrito de João Gomes é elevado a categoria de município, com o nome de Palmyra.

No dia 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República, assumindo a presidência do Marechal Deodoro. O governo provisório do Estado de Minas Gerais foi assumido por José Cesário de Faria Alvim que, em 10 de fevereiro de 1890, deu cumprimento à Lei Provinçal, dispondo pela imediata instalação do Município de Palmyra, em 15 de fevereiro de 1890. O nome atual Santos Dumont foi dado em 31 de julho de 1932, após o falecimento de seu filho ilustre: Alberto Santos Dumont.